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Canos e Bolas de Paintball!!

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Mensagem  Brainless Ter Fev 22, 2011 8:55 pm

ESSA REPORTAGEM SAIU A BASTANTE TEMPO E RECEBI UM EMAIL DE UM AMIGO ESSA SEMANA, MINHAS DUVIDAS FORAM TIRADAS E PODE TIRAR A DE BASTANTE GENTE.

COLOQUEM SUAS IDEIAS PARA DISCUTIRMOS.

Canos e Bolas de Paintball

Escrevi um artigo sobre canos e bolas de Paintball nos anos 90 no fórum dos Renegados onde tinham lugar as mais variadas e animadas discussões de Paintball.
A avaliar pelas discussões nos intervalos dos jogos recreativos é curioso constatar que esse artigo continua actual apesar dos anos que passaram. As dúvidas e os mitos continuam a ser os mesmos embora os factores sejam praticamente os mesmos.

Assim vale a pena começar por dizer que a balística das armas de fogo nada tem a ver com os marcadores de paintball. As armas de fogo utilizam a pólvora como meio propulsor do projéctil, a explosão consome oxigénio (e dependendo da quantidade de pólvora) os canos podem ser maiores ou menores (daí que as armas de calibre maior tenham também canos mais longos aumentando assim a precisão e o alcance da arma). No paintball não se passa nada disso. O meio propulsor é ar comprimido que é libertado em porções doseadas por válvulas/solenoides no marcador e no sistema de ar. Ao contrario da pólvora, não existe explosão nem consumo de oxigénio, mas apenas um fluxo de ar dirigido á bola que se encontra no inicio do cano. A aceleração de uma bola de paintball é feita nas primeiras polegadas do cano (entre 8 e 9 polegadas) atingindo a velocidade máxima para que saia do cano a 300 pés por segundo (fps). A partir das 9 polegadas; a bola deixa de acelerar e começa a perder velocidade dependendo do atrito que ainda encontrar. As paredes do cano fazem atrito pelo que a quantidade de fluxo de ar é regulado em função da velocidade de saída da bola do cano. É fácil de entender que se tivermos 2 canos (12 polegadas e 16 polegadas) com o mesmo diâmetro interno (bore), e se regularmos o fluxo de ar (potencia do disparo) para 300fps para o cano de 16 polegadas; e depois substituirmos pelo cano de 12 polegadas, o chrony vai medir uma velocidade muito superior a 300fps, porque o atrito de um cano de 12 polegadas; é muito menor que um de 16 polegadas. Estas conclusões foram observadas nuns testes de laboratório feitos pelo Sr. Tom Kaye da AirGun Design, munido de câmaras fotográficas de precisão e de canos de vidro.

Várias conclusões foram tiradas nesses testes:

- A aceleração da bola acontece só entre as tais 8 e 9 polegadas (tendo o limite de 300fps)
- Nos canos com perfurações, a aceleração termina imediatamente após a bola passar pelo primeiro buraco (independentemente do tamanho do cano, o resto será apenas atrito)
- No momento do impacto do fluxo de ar com a bola, esta sofre alguma distorção mas não tanto como se esperava.
- Provou-se a existência de alguma turbulência atrás da bola o que justificava as perfurações no final do cano, minimizando desse modo o efeito que poderia provocar na mudança de trajectória da bola no final do percurso e á saída do cano. Por diversas vezes a bola saía do cano em spin (a girar sob ela própria) provocando trajectórias curvas comprometendo a precisão.
- Quando o diâmetro da bola era muito inferior ao diâmetro interno do cano (bore) alem da bola cair do cano e ser atingida pelo fluxo de ar a meio do cano, percebeu-se que a trajectória da bola dentro do cano ziguezagueava e que apresentava muito pouca precisão nos alvos à distância.
- Do mesmo modo quando o diâmetro da bola era justo demais ao bore do cano, a precisão também era muito pouca. O consumo de ar era muito maior (maior fluxo para fazer vencer o maior atrito), acumulava-se também muito mais turbulência atrás da bola comprometendo a trajectória final á saída do cano. Foram também registadas muitas quebras de bolas no interior do cano devido ao atrito e á fricção nas paredes do cano e/ou pelo excesso de fluxo que era imposto para vencer o atrito.

Estas conclusões foram determinantes para perceber os factores que influenciam a precisão dos marcadores de paintball. Obviamente que este estudo vale o que vale, mas a Lapco (fabricante de canos e outros acessórios de paintball) extrapolou estes resultados e estabeleceu alguns compromissos.

A precisão nos jogos de paintball depende de:

50% da qualidade das bolas
30% do marcador e dos reguladores
20% do cano

(atenção: estas percentagens é partindo do pressuposto que o jogador sabe apontar e fazer pontaria o que, em muitos dos casos, antes de se preocuparem com acessórios deviam treinar pontaria)

Agora passemos para as Questões mais comuns:

Como posso escolher o melhor cano?
A escolha de um cano é mais complexa do que á partida pode parecer. Essencial é ter 2 ou 3 canos onde se pode testar no dia qual a melhor relação entre o tamanho das bolas e o diâmetro interno do cano. Sim, tal como já referi anteriormente essa relação entre o cano e a bola é fundamental no desempenho na precisão. Portanto, a minha sugestão passa por primeiro escolher as bolas com que se vai jogar e só depois escolher o cano, fazendo um pequeno teste, colocando uma bola no cano e verificar se está muito largo ou muito apertado para a bola. O melhor cano vai ser certamente aquele que estabelecer melhor relação boa/cano (nem demasiado justo á bola nem demasiado largo).
Percebem agora porque nunca concordo que os jogadores levem vários tipos de bolas para o jogo (a não ser que tenham visto previamente que o bore é o mesmo). Mix de bolas = precisão comprometida.


Os canos de Cerâmica ou Carbono são melhores que os de alumínio? E os canos de aço?
Este é outro tema que levanta muita confusão.
Independentemente do material do cano, o mais importante é o tratamento que tem no seu interior. Quanto mais polido for o cano melhor será as performances.
O que podemos adiantar é que os canos de Aço são muito mais resistentes (e pesados também) e a superfície polida do seu interior dura muito mais tempo. Nos canos de Cerâmica e de Carbono é possível verificar que são muito polidos mas que sofrem desgaste á medida que se vai jogando, pelo que é natural que depois de um ano intenso de jogos a sua superfície polida já não seja tão boa. Os canos de Alumínio têm um bom compromisso porque embora não sejam tão resistentes como os de Aço, são certamente mais resistentes que os de Cerâmica e de Carbono.



Os canos longos são mais precisos?
Depende! Os canos devem ser de 12 polegadas ou 14 polegadas, mas essa medida é partindo do pressuposto que não têm perfurações a não ser no final do cano. Tal como já expliquei anteriormente, a aceleração da bola dá-se nas primeiras 8 a 9 polegadas (sem perfurações), mas existem no mercado muitos modelos que nem isso têm, ou seja, obrigam a um consumo superior de ar para que as bolas possam atingir os 300 fps á saída do cano (obrigando a que a aceleração da bola seja feita nas poucas polegadas do cano sem perfurações, tal como expliquei, a aceleração pára de imediato quando a bola passa pela primeira perfuração do cano). Portanto, ao verificar o comprimento do cano identifique quantas polegadas tem até ao primeiro furo (esse é o espaço de aceleração). Os canos longos apresentam também outros problemas, principalmente para quem gosta de jogar na frente e tem muito pouco espaço para manobrar atrás dos obstáculos.


Existem canos que disparam mais longe?
Não! Nenhum cano dispara mais longe (com excepção aos canos Apex e outros do mesmo tipo, mas já lá iremos). O limite de velocidade de 300 fps dita a distancia que a bola pode percorrer (física simples). Na grande maioria dos casos o que observamos é que existem jogadores que sabem bem tirar partido dos tiros curvos e em arco para conseguirem chegar mais longe, mas isso é algo que todos podem fazer.
No caso dos canos Apex, estes provocam um spin na bola (faze-la girar sobre si mesma) e desse modo obtêm-se uma trajectória curvilínea que no caso de ser back spin permite aumentar a distancia embora a velocidade final da bola é muito lenta e muitas das vezes não parte no alvo.


Quais os melhores canos? Os inteiros ou os de 2 peças (Back/Front)?
Os canos inteiros apresentam a vantagem de terem o diâmetro interno sempre igual de uma ponta á outra, permitindo que a bola possa percorrer o interior sem alterações de espécie alguma. Nos canos de 2 peças (ou com insert ou sizer), acabamos por ter apenas alguma distancia com a tal relação bola/diâmetro interno do cano, porque geralmente os Fronts tem um diâmetro largo onde essa relação já não existe. Mais uma vez, a aceleração da bola vai fazer-se apenas no Back. Dependendo do tamanho do Back (vários modelos, vários fabricantes) e da media interior do Front teremos uma pior relação entre bola e cano. No entanto as diferenças de bore dos Backs para os Fronts podem ser mínimas e não irão certamente comprometer muito a precisão. Por uma questão de economia, existe vantagem em ter um Set de canos com vários Backs (vários bores), mas se tiverem que optar entre canos de igual bore e qualidade, a melhor opção é o cano inteiro.

Conclusão:
Recomendo que se tenha sempre 3 canos de bores diferentes (do .686 ao .693) para que possam optar pelo que mais se ajusta ás bolas do dia.
Quanto á dimensão dos canos sugiro que sejam de 12 polegadas; úteis sendo os canos perfurados de dimensão um pouco maior (mesmo no caso de canos que são perfurados a partir das 10 polegadas, podem sempre tapar os buracos com fita isoladora;))

Pessoalmente, utilizo o Ultralite de 14 polegadas (os ultralite são .687/.688) e sempre que a bola está maior utilizo um Lapco Big Shot ( o melhor de todos ) .689.
Tenho também um Set com Backs de .684, .691 e .693
jorgefaca

Enviaram-me uma mensagem privada com uma questão pertinente que foi pena não estar exposta no forum, mas por qualquer motivo, ele não pretendeu identificar-se com a pergunta.
A questão que coloca é simples...sendo que a bola apenas acelera nas primeiras 8 a 9 polegadas, então para que serve ter canos mais compridos do que isso? Será que todos os fabricantes de canos não perceberam isso já e os grandes e lendários jogadores não deveriam ter chegado a essa conclusão?
A resposta é igualmente simples.
Uma coisa é o espaço necessário para a aceleração da bola, outra coisa é a distancia necessária que a bola tem de percorrer dentro do cano para obter a direcção pretendida.
É por isso que se dispararmos uma bola sem o cano, a trajectória é muito curta. Sem o cano o fluxo de ar que impulsiona a bola é disperso (e não "canalizado" dentro de cano e atrás da bola) não acelerando a bola o tempo e no espaço suficiente para lhe dar força para chegar mais longe e sem que a bola adquira uma determinada direcção.

Depois não podemos esquecer que estamos a considerar que o alcance de um marcador de Paintball é bastante limitado (definido pelos 300fps à saída do cano) e portanto para estas distancias não precisamos de um cano muito longo, bastando as 10 ou 12 polegadas para que a bola tome a direcção desejada. Esta é a principal razão de os canos muito maiores só terem desvantagens. Gastam mais ar (maior fluxo de ar para vencer o atrito do cano), sujeitam a bola a um impacto de ar superior (aumentando a probabilidade de a poder partir no bolt ou percurso do cano) e aumentam a "turbulência" atrás da bola...tudo para que a bola atinja uma velocidade perto dos 300fps quando sair do cano, sem que essa dimensão lhe dê mais precisão ou alcance.

Não é de estranhar que muitos dos jogadores mais veteranos preferem ter os seus marcadores a 280fps, evitam assim riscos de partir bola, obtém uma trajectória mais consistente e um arco mais mortífero "a pingar" nos obstáculos!
____________________________________________________________ _____


Em jeito de conclusão deste longo post...

Pontos chave na escolha de canos:

-A marca do cano só é importante na medida em que se possa ter referencias sobre a forma como são polidos no interior e do grau de precisão dos bores (existem fabricantes muito conhecidos cujo o rigor da medida dos bores anunciados deixam muito a desejar...)
-Desconfiem de todos os canos que não tenham impresso/gravado o bore.
-O material do cano tem a ver com a durabilidade do mesmo! (sofrem desgaste ao longo do tempo e deixam de ser polidos, logo mais atrito...)
-Devem ter no mínimo 7 a 8 polegadas sem furos e com o mesmo bore (atenção aos backs curtos...)
-Devem ter no máximo 14 polegadas no total.
-Devem possuir 3 a 4 canos com bores diferentes para poder ajustar à bola de jogo.
-Está provado que os canos que melhor removem a tinta do interior (bolas partidas no cano) são os + polidos, os + curtos e os perfurados.
-Limpem o interior dos canos e ponham-nos a "brilhar" antes de entrarem para o jogo.
-Bom Jogo!
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Mensagem  Aluisiozubioli Dom Fev 27, 2011 3:40 pm

que merda de post brain, vc não tem mais o que fazer!!!!
hauhuahuahau, to zuando, bem legal esse post, explica muito dos mitos que a galera acredita por ai.

uma vez entrei num forum não sei daonde, que tinha um post super extenso, sobre como limpar canos, com muitas ideias escabrosas, como polir o cano com cera liquida, enfiar uma furadeira com bombril, ferver o cano para sair as sujeiras, e outras gambiarras sem sentido. No paintball é dificil achar informações realmente confiaveis, é legal ver um post que aborda a ciencia exata por traz das coisas. Da mesma forma que o tamanho do cano

se bem que um cano de 20" é bem mais massa! huahauhau
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Mensagem  anderson Qua Mar 30, 2011 5:02 pm

Entendo e é muito esclarecedor mesmo esse post. E como todo conhecimento adquirido gera novas duvidas...e quanto aos canos straightline's que são canos com raiamento interno? pelo que entendi quanto mais lisa a interna do cano melhor já que não deve se ter um atrito interno elevado, portanto um cano desses não cumpre sua função?

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Mensagem  Brainless Qua Mar 30, 2011 6:57 pm

Ae Anderson,

Entao, o straightline tem a funcao de fazer com que a bola saia com um giro para ajudar na aerodinamica da bola! Entao se for pensar da praticamente a mesma coisa! Pois se ela tem atrito dentro do cano, e reduz atrito no "voo", tecnicamente ela nao ajudou em nada aehhae!! Mais acredito q com um cano desse ele tenha um ganho de precisao apenas, e nao ganho de distancia!
Mesma coisa seria para o Flatline, ela cria um giro na bola pra reduzir a razao de queda por causa da gravidade, com isso ela nao ira ganhar distancia final, mais ira reto uma distancia maior do q se nao tivesse com o giro

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